Meu nome é Patrick Alexander Wachholz. Como podem notar pelo meu nome “europeu”, não sou daqui. Nasci e fui criado em Blumenau (Santa Catarina). Foi no Vale do Itajaí, em uma cidade colonizada por alemães e italianos, que aprendi um pouco da cultura, princípios e valores que moldaram meu caráter e personalidade. Meu pai foi um amoroso professor universitário e engenheiro civil, e minha mãe uma esforçada e dedicada secretária no Circolo Italiano di Blumenau.
Completei minha formação em Medicina na Universidade Regional de Blumenau aos 22 anos (sim, entrei na faculdade aos 16 anos!), prestando um ano de serviço militar como oficial médico da Marinha do Brasil após a graduação, na cidade de São Francisco do Sul (SC), de onde “desembarquei” com a patente de 1º Tenente.
Depois disso tive a honra de concluir dois anos Residência Médica (treinamento em serviço) em Medicina Interna (Clínica Médica) no mesmo hospital onde completei minha formação durante a faculdade (Hospital Santa Isabel). Neste período, com o apoio generoso do corpo docente do Programa de Residência Médica que me acolhia, tive a honra de concomitantemente ingressar no programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Gerontologia Social, no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI-UFSC, nos anos de 2002-2003), onde tive meus primeiros contatos com a carreira pela qual viria a me apaixonar: a geriatria e a pesquisa nas áreas correlatas ao envelhecimento.
Em 2004 mudei-me para Curitiba, aonde fui um dos primeiros residentes do programa de Residência Médica em Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo realizado estágios voluntários de longa duração em cardio-geriatria (INCOR), atendimento domiciliar (HC-FMUSP) e geriatria clínica (UNIFESP).
Após concluir minha formação, atuei como preceptor voluntário junto ao programa de residência médica de geriatria da PUCPR, e como professor e pesquisador convidado em cursos de graduação (Medicina e Psicologia na PUC-PR) e pós-graduação (Enfermagem - UFPR, Gerontologia - Universidade Positivo, Geriatria - Universidade Positivo).
Fui vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria de Gerontologia - Seção Paraná por duas gestões, tendo atuado tanto em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) quanto com Medicina Preventiva e check-up executivo em planos de saúde na cidade e região metropolitana da Grande Curitiba.
Em 2010, para manter-me próximo a minha esposa, mudei-me para Bauru (SP), tendo ingressado no programa de Doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp) em 2013, que concluí com êxito em 2017.
Com a passagem inesperada de meu do sogro, Dr. Takashi Masuda, no ano de 2013, fiz questão de recomeçar minha carreira profissional em Ourinhos e região, exatamente em unidades de saúde onde ele atendeu por mais tempo, na UBS Parque Minas Gerais, e na cidade de Canitar.
Currículo Lattes
Missão
Proporcionar aos nossos pacientes cuidados compreensivos, individualizados e de alta qualidade em clínica médica e geriatria, oferencendo uma experiência encantadora em cada atendimento e aproximando a experiência da melhor evidência científica disponível, respeitando a opinião e os valores dos nossos usuários e seus familiares.
Visão
Ser referência no cuidado a saúde da pessoa idosa, aumentando a percepção de qualidade de vida e estímulo a preservação das habilidades funcionais.
Valores
• Profissionalismo e comprometimento;
• Ética e transparência;
• Cordialidade e pontualidade;
• Qualidade e encantamento.