Atividade física para idosos
Em adultos com 65 anos ou mais a atividade física inclui atividades de lazer (por exemplo: caminhar, dançar, jardinagem, caminhadas, natação), transporte (por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta), atividades profissionais (se o indivíduo ainda está trabalhando), tarefas domésticas, além de jogos, esportes ou exercícios planejados, estejam estas inseridas no contexto de atividades familiares ou da comunidade.
Recomenda-se que os idosos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade durante a semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa durante a semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.
Para benefícios adicionais de saúde, os idosos devem aumentar a sua atividade aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana, ou se envolver em 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.
Os adultos mais velhos, com mobilidade comprometida, devem realizar atividade física para melhorar o equilíbrio e evitar quedas em três ou mais dias por semana.
Atividades de fortalecimento muscular, envolvendo grandes grupos musculares, deve ser feito em dois ou mais dias por semana.
Quando o idoso não pode fazer as quantidades recomendadas de atividade física, devido às condições de saúde, eles devem ser tão fisicamente ativos quanto as suas capacidades e as condições permitirem.
Confira o documento na íntegra em:
http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/index.html
Assista o vídeo